Em Coari, Idam realiza curso de boas práticas para avicultores do município
top of page

Em Coari, Idam realiza curso de boas práticas para avicultores do município

Capacitação contou com participação de mais de 30 produtores e abrangeu atividades teóricas e práticas


O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), realizou, na semana passada, o curso Boas Práticas na Avicultura no município de Coari (distante 363 quilômetros de Manaus). A formação foi ministrada pelo técnico da Gerência de Apoio à Produção Animal (Gepan), o zootecnista João Marcos Miranda, e teve a participação de 33 produtores.


O curso compreendeu aulas teóricas e práticas por meio de visitas à granja do avicultor Claudomir Ferreira. Em parceria com o Sindicato dos Pescadores, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Amazonas (Adaf), a Secretaria de Estado de Educação e Desporto e a prefeitura de Coari.

“No curso foram abordados tópicos desde o manejo inicial na criação, como a escolha do local e a chegada de animais, medidas de biossegurança, até a gestão da atividade avícola, com uso de planilhas de escrituração zootécnica. Foi oportunizado um dia de vivência em aviário da região, para a fixação do conteúdo teórico explanado”, relatou João Marcos Miranda, coordenador do Projeto Prioritário de Avicultura (PPA) do Idam.


A técnica em agropecuária Ana Karoline Fernandes, executora do PPA em Coari, comenta que a capacitação era bastante esperada pelos produtores/agricultores beneficiários do projeto.

“Por isso nosso interesse de proporcionar um curso completo na teoria e na prática. O curso teve importância fundamental e abriu a mente de nossos produtores quanto à criação de aves e seu manejo, superando todas as expectativas. Foi dinâmico, didático, e todos obtiveram conhecimentos com êxito”.

Conforme a técnica em agropecuária, o curso assegurou aos participantes conhecimentos fundamentais para a criação de aves de corte, postura e aves caipiras, aumentando a previsibilidade na produção por meio da elaboração do plano de trabalho da atividade, como também o aumento do controle econômico da produção por meio de cálculos e ferramentas da gestão de criação de aves de produção comercial.

O zootecnista João Marcos Miranda destacou que o curso faz parte das atividades de acompanhamento às unidades locais do Idam para alavancar o setor avícola no estado do Amazonas. “Além de proporcionar qualificação aos avicultores, tem a proposta de atualizar o corpo técnico executor da cadeia produtiva da avicultura, oportunizando melhorias na condição de renda e vida do interiorano”, apontou.

O avicultor Armando Junior expressou satisfação pela oportunidade de participar da formação.

“O curso foi tão importante para mim quanto toda a minha vivência em criar galinhas de forma empírica. Através da capacitação, tive toda a noção para resolver erros básicos que fazia em minha propriedade com a criação de aves. Porém, a partir de agora, graças aos ensinamentos adquiridos no curso, darei continuidade na minha granja da forma correta, para que possa aproveitar ao máximo a produção das aves”.





0 comentário
bottom of page