Covid-19 | Anamã é a primeira cidade do Amazonas a zerar os casos de contaminação do coronavírus
top of page

Covid-19 | Anamã é a primeira cidade do Amazonas a zerar os casos de contaminação do coronavírus

Município que tem cerca de 14 mil habitantes, zerou o número de casos ativos de covid-19.


Fotos: Divulgação PMM Anamã


Anamã, distante à 165 quilômetros de Manaus, foi o primeiro município do Amazonas a zerar os casos ativos de contaminação do coronavírus. Segundo a Secretaria Municipal de Anamã, a cidade que possui pouco mais de 14 mil habitantes, não tem ninguém com covid-19.


Outro dado que chama atenção, é a baixa mortalidade por covid-19 apresentada em Anamã, durante toda a pandemia, que já se encaminha para um ano, o município apresentou apenas 04 casos de óbitos. Ainda, segundo a Semsa, Anamã totaliza desde o inicio da pandemia, 1.496 casos de pessoas que foram infectadas pelo coronavírus, o que representa cerca de 10% da população do município.


O que deu certo?

A questão geográfica certamente foi um dos fatores que influenciaram no sucesso do combate à pandemia na cidade de Anamã, esta, que fica localizada em um braço do Rio Solimões, e tem apenas um ponto de acesso por rio, que é bastante limitado, o que facilitou o controle da chegada e saída de pessoas na sede o município. Desde o registro dos primeiros casos de contaminação, a cidade intensificou o controle de pessoas, inclusive restringindo o translado de embarcações vindas de outros municípios, e ainda, entre comunidades rurais.


Outro ponto, que as autoridades locais levam em consideração, foi a intensificação da fiscalização dos decretos governamentais, proibindo a circulação de pessoas nas ruas, para evitar o aumento de contaminação. A união entre as forças de segurança e secretárias municipais, também foi um ponto indicado como positivo no combate ao coronavírus.


Por outro lado, a grande maioria da população contribuiu, no intuito de respeitar as medidas impostas pelos governos municipal e estadual. A cidade também aumentou a capacidade de atendimento de pacientes, seja no Hospital Francisco Sales, localizado no centro da cidade, como também no Hospital Flutuante, ancorado por porto do município, este passou a atender de forma exclusiva os pacientes com sintomas de contaminação pelo coronavírus.


A oferta de medicamentos anti-virais, compostos vitamínicos, e antibióticos, apontados como eficazes para o enfrentamento imunológico do vírus, influenciou, dizem as autoridades, no baixo número de casos graves e evolução a óbito por Covid-19.


O município se tornou exemplo no enfrentamento do coronavírus, e o reflexo, foi este, a cidade está com zero casos ativos de contaminação. Outras cidades, até menores em população que Anamã, tiveram consequências muito mais graves e números mais expressivos. O que fortalece a eficácia das medidas adotadas pelas autoridades locais para combater a Covid-19.



0 comentário
bottom of page