Conselho Estadual de Saúde realiza posse de novos membros eleitos em pleito suplementar
top of page

Conselho Estadual de Saúde realiza posse de novos membros eleitos em pleito suplementar

Representantes dos trabalhadores da saúde, prestadores de serviço e usuários foram eleitos em pleito realizado no dia 16 deste mês


Os novos membros eleitos para o Conselho Estadual de Saúde (CES-AM) para o triênio 2022-2024 tomaram posse, nesta quarta-feira (25/05), no auditório Maria Eglantina Nunes Rondon, localizado na Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). Trabalhadores da saúde, prestadores de serviços e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) ganharam representantes titulares e suplentes na composição do colegiado.


A solenidade de posse foi conduzida pelo presidente do conselho e secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad. O secretário reforçou a importância do CES-AM no fortalecimento da política estadual de saúde.

“Seguimos com o compromisso de fortalecer e acompanhar a avaliação da política estadual de saúde para que possamos melhorar cada dia mais os nossos serviços prestados à população, que é nosso principal público alvo. Desejo boas-vindas e um bom trabalho a todos”, afirmou Anoar Samad.

Membro titular do segmento de trabalhadores da saúde, a assistente social Marly Marinho, reforçou a relevância desse espaço de tomada de decisões. “Nós, assistentes sociais, trabalhamos com a inclusão, trabalhamos em defesa do SUS, e estar aqui no lugar onde as decisões são tomadas é fundamental. O Conselho Regional de Serviço Social do Amazonas não podia deixar de estar nesse espaço, que é um espaço de luta, de conquista e de negociação, disse.


Eleita como suplente no segmento de usuários, Gabriela Repolho destacou a participação dos usuários do SUS para a construção de políticas de saúde. “Ter esse espaço para poder lutar por políticas públicas para melhorar a assistência obstétrica é algo muito importante'', contou a representante da Associação Humaniza Coletivo Feminista.

Pleito

A eleição suplementar dos representantes de prestadores de serviços em saúde, do segmento de trabalhadores e de usuários do SUS foi realizada em 16 deste mês. O resultado do pleito foi divulgado no dia 18 e a lista dos eleitos está disponível no endereço: https://bit.ly/3NCpXSo.


Composição

O CES-AM é uma instância deliberativa e fiscalizadora do SUS no Estado, cuja finalidade é o estabelecimento, acompanhamento, controle e avaliação da política estadual de saúde. O conselho tem composição paritária, formado por representantes do governo, de entidades prestadoras de serviços de saúde, dos profissionais de saúde e usuários do sistema.



0 comentário
bottom of page