2 de mai de 20223 min

Escola Estadual José Kallil Assaf completa 50 anos contribuindo para Educação de Manacapuru

Meio século de história, o educandário que localizado no Conjunto Cohabam, é referência entre as escolas estaduais da Princesinha do Solimões.

#nahora

Nesta segunda-feira (02), a Escola Estadual José Kallil Assaf, comemorou mais uma ano de existência, mas esse não é qualquer aniversário, trata-se de uma marca histórica, já que o educandário, chega a meio século de contribuição para a Educação de Manacapuru. E para marcar a importante data, os professores organizaram com os alunos uma cerimônia cívica e de homenagens.

Localizado no Conjunto Cohabam, a escola trabalha formando alunos de todos os bairros da cidade, e ao longo dos anos, se tornou referência de qualidade de ensino, se destacando a nível estadual, através dos bons índices de avaliação de ensino.

O educandário também é referência em organização e disciplina, marcas que norteiam o trabalho da gestão escolar que há 21 anos está nas mãos firmes do Professor Roquelane Paixão da Silva, ou simplesmente professor Roque.

Despojado, sem papas nas línguas e falando sempre aquilo que precisa ser dito, Roquelane, chegou a gestão da escola em maio de 2001, na época, a estrutura predial era rustica, contava apenas com 4 salas de aula, mas o jovem professor, já sabia que aquele pequeno espaço tinha potencial para se tornar exemplo na formação educacional, e assim o fez, méritos que ele faz questão de dividir com todos os professores que passaram pela história da escola, e ainda com os alunos, ex-alunos e família.

"No inicio nós fomos trabalhando com os professores, e transformando a escola em uma escola de responsabilidade, uma escola boa, competente, tanto é que em 2005, quando o MEC divulgou o primeiro IDEB (hoje SAEB), o Kallil tirou a nota 3.8, foi o melhor IDEB de Manacapuru naquela época, e a partir daí, a escola foi se tornando referência, saiu do anonimato e nós fomos crescendo, com a ajuda dos professores, e hoje é uma escola procurada". Destacou Roquilani

Ciente que educação não se faz sozinho, o gestor aponta como fundamental, o apoio dos pais dos alunos, e a fácil linguagem e comunicação entre a gestão e a família, faz com que a escola se mantenha por décadas como destaque entre as escolas de Manacapuru.

"Esse é o caminho para se ter uma boa gestão é ter um bom relacionamento com os alunos, um bom relacionamento com os professores, mas o apoio da comunidade é imprescindível, no que diz respeito a educação é como se fosse um tripé, escola, família e alunos, a gente tem que ter essa união, eu aprendi muito ao longo dos anos fazendo gestão, aprendi que um corpo docente bom é muito importante, mas sem o apoio da família é muito fundamental para se fazer uma boa gestão". Ressaltou Roquilani

Outro diferencial da Escola José Kallil, é priorizar as atividades em sala de aula, tanto que apesar da escolar se envolver em atividades extra-classe, a prioridade sempre foi a manutenção do calendário letivo.

"Aqui no Kallil a gente só para quando temos que parar mesmo, mas essa é uma escola que prioriza a aula, é claro que a educação não se faz só entre quatro paredes, mas nós priorizamos muito o fazer pedagógico, é uma escola muito preocupada com isso, as vezes eu recebo algumas críticas porque a escola não comemora Dia dos Pais, Dia das Mães, a gente não faz festa junina, a gente não perde tempo com isso, porque entendemos que isso é uma coisa do aluno, particular da vida dele, então a escola é aqui, focada na parte pedagógica, e nós criamos um senso de responsabilidade, ele é ciente que aqui ele tem que se preparar, daqui nossos alunos saem preparados para qualquer escola do Amazonas". Finalizou Roquelane.

Hoje a escola Estadual José Kallil Assaf, conta com 7 salas de aula, uma biblioteca além da estrutura administrativa. Recentemente o local passou por uma reforma, melhorando a qualidade do ambiente físico do prédio, todos os ambientes são monitorados por câmera de vigilância, incluindo as salas da aula, investimento que a escola tem realizado visando a segurança dos alunos e professores.

    2