Escola Estadual José Kallil Assaf completa 50 anos contribuindo para Educação de Manacapuru
top of page

Escola Estadual José Kallil Assaf completa 50 anos contribuindo para Educação de Manacapuru

Meio século de história, o educandário que localizado no Conjunto Cohabam, é referência entre as escolas estaduais da Princesinha do Solimões.



Nesta segunda-feira (02), a Escola Estadual José Kallil Assaf, comemorou mais uma ano de existência, mas esse não é qualquer aniversário, trata-se de uma marca histórica, já que o educandário, chega a meio século de contribuição para a Educação de Manacapuru. E para marcar a importante data, os professores organizaram com os alunos uma cerimônia cívica e de homenagens.



Localizado no Conjunto Cohabam, a escola trabalha formando alunos de todos os bairros da cidade, e ao longo dos anos, se tornou referência de qualidade de ensino, se destacando a nível estadual, através dos bons índices de avaliação de ensino.


O educandário também é referência em organização e disciplina, marcas que norteiam o trabalho da gestão escolar que há 21 anos está nas mãos firmes do Professor Roquelane Paixão da Silva, ou simplesmente professor Roque.


Despojado, sem papas nas línguas e falando sempre aquilo que precisa ser dito, Roquelane, chegou a gestão da escola em maio de 2001, na época, a estrutura predial era rustica, contava apenas com 4 salas de aula, mas o jovem professor, já sabia que aquele pequeno espaço tinha potencial para se tornar exemplo na formação educacional, e assim o fez, méritos que ele faz questão de dividir com todos os professores que passaram pela história da escola, e ainda com os alunos, ex-alunos e família.



"No inicio nós fomos trabalhando com os professores, e transformando a escola em uma escola de responsabilidade, uma escola boa, competente, tanto é que em 2005, quando o MEC divulgou o primeiro IDEB (hoje SAEB), o Kallil tirou a nota 3.8, foi o melhor IDEB de Manacapuru naquela época, e a partir daí, a escola foi se tornando referência, saiu do anonimato e nós fomos crescendo, com a ajuda dos professores, e hoje é uma escola procurada". Destacou Roquilani

Ciente que educação não se faz sozinho, o gestor aponta como fundamental, o apoio dos pais dos alunos, e a fácil linguagem e comunicação entre a gestão e a família, faz com que a escola se mantenha por décadas como destaque entre as escolas de Manacapuru.


"Esse é o caminho para se ter uma boa gestão é ter um bom relacionamento com os alunos, um bom relacionamento com os professores, mas o apoio da comunidade é imprescindível, no que diz respeito a educação é como se fosse um tripé, escola, família e alunos, a gente tem que ter essa união, eu aprendi muito ao longo dos anos fazendo gestão, aprendi que um corpo docente bom é muito importante, mas sem o apoio da família é muito fundamental para se fazer uma boa gestão". Ressaltou Roquilani


Outro diferencial da Escola José Kallil, é priorizar as atividades em sala de aula, tanto que apesar da escolar se envolver em atividades extra-classe, a prioridade sempre foi a manutenção do calendário letivo.


"Aqui no Kallil a gente só para quando temos que parar mesmo, mas essa é uma escola que prioriza a aula, é claro que a educação não se faz só entre quatro paredes, mas nós priorizamos muito o fazer pedagógico, é uma escola muito preocupada com isso, as vezes eu recebo algumas críticas porque a escola não comemora Dia dos Pais, Dia das Mães, a gente não faz festa junina, a gente não perde tempo com isso, porque entendemos que isso é uma coisa do aluno, particular da vida dele, então a escola é aqui, focada na parte pedagógica, e nós criamos um senso de responsabilidade, ele é ciente que aqui ele tem que se preparar, daqui nossos alunos saem preparados para qualquer escola do Amazonas". Finalizou Roquelane.


Hoje a escola Estadual José Kallil Assaf, conta com 7 salas de aula, uma biblioteca além da estrutura administrativa. Recentemente o local passou por uma reforma, melhorando a qualidade do ambiente físico do prédio, todos os ambientes são monitorados por câmera de vigilância, incluindo as salas da aula, investimento que a escola tem realizado visando a segurança dos alunos e professores.





0 comentário
bottom of page