Wilson Lima recebe a segunda maior remessa de vacinas contra a Covid-19 já enviada ao Amazonas

Atualizado: Mar 21

Governador Wilson Lima acompanha desembarque de vacinas em Manaus


#nahora


O governador Wilson Lima recebeu, na manhã deste sábado (20/03), a nona remessa com 221.800 mil doses de vacinas contra a Covid-19, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.



Essa é a segunda maior remessa já recebida pelo Estado, que já contabiliza o recebimento de 1.034.620 doses. Desta vez, chegaram ao todo 180 mil doses da vacina AstraZeneca e 41.800 doses da CoronaVac. “E o detalhe é que essas vacinas vêm para a primeira dose, então nós vamos vacinar mais de 221 mil amazonenses. Essas doses vão completar o grupo entre 60 e 64 anos de idade, e vamos começar a vacinar as pessoas com menos de 60 anos com comorbidades”, afirmou Wilson Lima.

Com essa nova remessa será possível concluir a vacinação de pessoas com idades entre 60 e 64 anos. O Amazonas é o estado do país que mais vacinou contra à Covid-19, sendo líder no ranking de vacinação. O Estado já ultrapassa a marca de um milhão de doses recebidas.

O governador também pontuou o pedido que fez ao Ministério da Saúde para que dê prioridade, também, à vacinação dos profissionais da área de segurança.

“E também nós estamos fazendo um apelo ao Ministério da Saúde, e entrando em um acordo com os órgãos de controle, para que nós possamos vacinar todos os profissionais da área de segurança que estão diante à Covid, porque essas pessoas também estão expostas a essa doença. É hora de a gente proteger as pessoas que nos protegem”, enfatizou. Governador Wilson Lima acompanha desembarque de vacinas



Protocolos Após o desembarque no aeroporto, a nona remessa foi encaminhada com escolta da Polícia Federal até a sede da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), onde foi armazenada em câmaras frias para garantir a conservação dos imunizantes. Na FVS, as doses serão contadas e inseridas no sistema do estado. A partir disso, os municípios farão o agendamento para retirada das doses, conforme os protocolos.





Chegada de doses Outras oito remessas já foram enviadas pelo Ministério da Saúde ao Amazonas. A penúltima chegou na última quarta-feira (17/03), com 49,8 mil doses da vacina CoronaVac. Além de outras 10 mil unidades para uso na pesquisa CovacManaus.


Entrega das vacinas na sede da FVS


Aplicação Os dados parciais do Programa Nacional de Imunização, da FVS-AM (PNI/FVS-AM), apontam que, até a sexta-feira (19/03), foram aplicadas 495.614 doses, sendo 383.345, de primeira dose, e 112.269, de segunda dose.

Armazenamento de vacinas contra a Covid-19 na sede da FVS



0 comentário

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2019 Na Hora Fatos Portal de Notícias - Editor-chefe: Érisson Araújo