SES-AM realiza 159 atendimentos em estrutura de saúde no 2º dia do Festival Folclórico de Parintins
top of page

SES-AM realiza 159 atendimentos em estrutura de saúde no 2º dia do Festival Folclórico de Parintins

Dos 159 atendimentos das últimas 24h, 62 foram no Hospital Jofre Cohen, 39 na Unidade de UPA e 58 nos ambulatórios dos bumbás Garantido e Caprichoso


No segundo dia do 55º Festival Folclórico de Parintins, no sábado (25/06), 159 atendimentos foram realizados na estrutura montada para dar suporte em saúde na Ilha Tupinambarana (a 369 quilômetros de Manaus). Com essa quantidade, chega a 435 o número de atendimentos nos dois dias de Festival e Festa dos Visitantes.


Do total de 159 registros nas últimas 24h, 62 atendimentos foram contabilizados no Hospital Jofre Cohen, 39 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e 58 nos ambulatórios dos bumbás Garantido e Caprichoso, sendo 26 na área do Caprichoso e 32 no Garantido, chegando ao total de 80 pacientes socorridos nos dois dias de Festival.

"O Governador Wilson Lima determinou que a estrutura estivesse preparada para atender as ocorrências durante a realização de todo o festival. E as equipes de técnicos, médicos e especialistas estão a postos, todos os dias, para garantir que os brincantes possam se divertir em segurança e serem atendidos com a maior brevidade possível, tanto nos ambulatórios quanto nas demais bases", afirma o secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad.

Entre as ocorrências mais frequentes desde o início do Festival, estão administração de medicação (57,3%), curativo (12,2%), aferição de pressão (8,5%), raio-X (9,2%), exame laboratorial (2,4%), teste de glicemia (1,0%), e outros exames (9,2%).

Dos registros nos ambulatórios instalados dentro do Bumbódromo, a maioria dos atendimentos aos brincantes e trabalhadores é referente à fadiga, cefaleia, desidratação e náuseas. Os dados apontam que 49,7% dos pacientes atendidos nas estruturas de saúde, na sexta-feira, são de residentes de Parintins, 36,6% são turistas nacionais, 0,3% turistas internacionais, 7,8% trabalhadores do evento e 5,6% outros.

Estrutura

Para o atendimento de saúde durante as apresentações de Garantido e Caprichoso, foram instalados no Bumbódromo dois ambulatórios (Azul e Vermelho) com seis leitos, sendo dois deles com equipamentos de Suporte Avançado de Vida. Para atender aos ambulatórios, foi implantada farmácia/almoxarifado satélite, com insumos e medicamentos necessários para assistência à população.

E para os eventos de saúde ocorridos na área externa do Bumbódromo, os locais de atendimento são a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24h e o Hospital Jofre Cohen, que possui 11 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), entregues pelo Governo do Estado em outubro de 2021.

Além dos ambulatórios, três ambulâncias estão atuando no suporte às ações de saúde nas três noites do festival. Os veículos estão estacionados em três pontos estratégicos da ilha, durante o período diurno: no aeroporto Júlio Belém, em plantão de 24h; no balneário Cantagalo, localizado na comunidade do Aninga; e na Praça Digital, no centro da cidade, das 7h às 18h. No período noturno as ambulâncias permanecem no Bumbódromo, para dar suporte aos eventos de saúde durante as apresentações dos bois Caprichoso e Garantido.

0 comentário
bottom of page