top of page

Servidores do Ipem-AM participam do encerramento da programação alusiva ao Novembro Azul

O objetivo foi conscientizar sobre a saúde do homem e alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.



Visando promover a conscientização da saúde do homem, o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-AM), realizou nesta quarta-feira (30/11), uma programação especial de encerramento da campanha alusiva ao Novembro Azul, mês de combate ao câncer de próstata.

A programação contou com a palestra do médico urologista, Professor Doutor Giuseppe Figliuolo, da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) que iniciou falando sobre o tema da campanha deste ano. “Seja herói da sua saúde, cuide-se de novembro a novembro”.


“O homem precisa ter atenção com a saúde, e as mulheres são muito importantes nesse sentido, porque de fato na maioria das vezes elas incentivam os maridos, os pais, os companheiros, os filhos, e eu percebo isso no consultório no dia a dia”, esclareceu o médico.

Durante a palestra, os servidores puderam participar fazendo perguntas e tirando dúvidas. Mas, no caso do servidor do Ipem-AM, Jaildo Amaral, ele aproveitou a oportunidade para compartilhar com os colegas seu relato sobre o seu diagnóstico da doença.


“Eu fui diagnosticado com hiperplasia, após esse diagnóstico fiz a biópsia que detectou uma hiperplasia prostática benigna (HPB), um aumento da próstata. Isso traz um desconforto muito grande para a pessoa, é muito difícil, a gente não consegue dormir direito porque tem que acordar cerca de quatro a cinco vezes para urinar. O meu urologista fez uma raspagem, e graças a Deus hoje está tudo normal, não sinto mais absolutamente nada. Agora, é claro que sempre faço o acompanhamento todo ano, fazendo os exames”, detalhou.

O diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito, agradeceu a participação do médico que se disponibilizou em palestrar para os servidores do Instituto, e disse que apesar de ser um tema sensível, o objetivo do evento foi chamar atenção para a prevenção da doença.


“Nós temos alguns preconceitos, ainda. Mas tudo isso fica pequeno se comparado ao prejuízo ilícito que nós possamos correr, caso não faça toda parte preventiva. E a participação das mulheres nesse processo é muito importante, pois elas certamente vão conversar com os seus maridos e chamar atenção. Esse evento foi de grande valia para todos”, finalizou o presidente do Ipem-AM que buscou alertar e conscientizar o público masculino sobre o mês de combate ao Câncer de Próstata, reforçando a importância de cuidar ainda mais da saúde.

0 comentário

Kommentarer


bottom of page