Semana do Meio Ambiente da UGPE inicia com exposição de produtos feitos com materiais recicláveis

O objetivo da programação é sensibilizar o público-alvo para a importância do consumo consciente e da destinação correta de resíduos


#nahora

A Unidade Gestora de Projetos Especiais do Governo do Amazonas (UGPE) iniciou nesta quarta-feira (01/06) a programação da Semana do Meio Ambiente, com uma exposição de produtos feitos a partir de materiais recicláveis, coletados nas áreas de intervenção do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). O tema da ação desenvolvida este ano é “Cuidar do Meio Ambiente é Prosa” e o foco é a destinação adequada de resíduos.


De acordo com o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, o objetivo da programação é sensibilizar o público-alvo – as pessoas que vivem nos residenciais construídos pelo programa, moradores do entorno, colaboradores e prestadores de serviço –, sobre a importância, para o meio ambiente, do consumo consciente e de ações como reuso, reaproveitamento e reciclagem.

“A Semana do Meio Ambiente para a UGPE é muito importante, porque em nosso DNA o cuidado com o meio ambiente e os programas socioambientais são prioridade. Tanto o Prosamin+ quanto o Programa Social e Ambiental do Interior (Prosai) têm um viés ambiental muito forte, trabalhando a questão dos resíduos sólidos, o cuidado com os igarapés e com as lagoas, com o tratamento da água, de esgoto e também a educação ambiental. Então, todos os colaboradores da UGPE precisam e têm essa consciência, de que o tema meio ambiente para nós, como cidadãos e como servidores públicos, é fundamental ”, ressaltou Marcellus Campêlo.


A semana de programação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06) vai até 10 de junho, com palestras, oficina de fotografia e ações de sensibilização, tanto para trabalhadores das obras do Prosamin+, como dos residenciais, que também receberão atividades educativas para as crianças.

Na sede do órgão também está sendo realizada uma campanha interna para receber materiais reutilizáveis, que possam ser transformados em novos produtos, durante as oficinas de artesanato realizadas com os moradores dos residenciais do Prosamin+.

Exposição

A exposição de abertura da programação apresenta produtos fabricados a partir de materiais reutilizáveis feitos por artesãs e artesãos capacitados em cursos ofertados pela UGPE. A maioria desse material foi coletada nas obras ou fazia parte de embalagens que seriam descartadas e que são transformadas em produtos artesanais, como vasos, jarros, porta-retratos, bolsas, entre outros.

Segundo a subcoordenadora do setor social da UGPE, Viviane Dutra, com a programação o órgão pretende envolver o maior número de pessoas possível e trabalhar com uma programação diversificada para aumentar o alcance das mensagens. “Nessas ações, a gente busca sempre congregar e trazer harmonia entre as ações, porque é essa harmonia que vai gerar vida para o planeta – é o consumo sustentável, é o consumo mais consciente, são escolhas mais adequadas. E quem escolhe é o ser humano, por meio da educação que transforma”.



0 comentário