Sala de Situação em Saúde de Tabatinga recebe capacitação sobre análise epidemiológica da região

Capacitação é realizada até esta sexta-feira (03/06)

#nahora


A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realiza, até esta sexta-feira (03/06), um treinamento em análise de dados sobre a situação de saúde para monitorar e analisar o cenário epidemiológico de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus).


A capacitação é realizada na Sala de Situação em Saúde do Alto Solimões, em Tabatinga. O objetivo é fortalecer o município no monitoramento e dos eventos e agravos de importância de saúde pública local que possam atingir a população.

“Esperamos que toda equipe técnica que recebe o treinamento aprimore seus conhecimentos para realizar as suas tabulações e análises de forma que atenda às necessidades da população. É importante a compreensão do uso dos sistemas de informação disponíveis, de forma que o monitoramento seja regular, prático e confiável”, explica Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP.

De acordo com a assessora da Sala de Situação de Análise de Saúde do Amazonas (SASS), na FVS-RCP, Leíse Fernandes, a realização do treinamento em análise de situação de saúde é importante devido à sua localização geográfica de Tabatinga que faz parte da tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru.

“A região da Tríplice Fronteira é alvo de atenção e exige vigilância em saúde para prevenir possíveis disseminação de doenças ou bloquear oportunamente a cadeia de transmissão de um determinado agente infeccioso que possa estar circulando na região”, destaca Leíse.

Sala de Situação

A sala de situação de saúde é um espaço físico e virtual onde a informação em saúde é analisada sistematicamente por uma equipe técnica para caracterizar a situação de saúde de uma população. A informação é apresentada e divulgada em diversos formatos como tabelas, gráficos, mapas, documentos técnicos ou relatórios estratégicos.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico da FVS-RCP é o (92) 3182-8510.

0 comentário