top of page

Saúde orienta trabalhadores dos galpões dos bois bumbás para garantir proteção durante preparações

Equipe técnica da FVS-RCP segue no município até esta quinta-feira (27/04)

 


Equipes da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM), seguem, até esta quinta-feira (27/04), em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), para realização de visita técnica nos galpões dos bois bumbás Caprichoso e Garantido. O objetivo é assegurar as condições dos espaços, visando garantir proteção aos trabalhadores.

Durante a visita técnica, encerrada na quarta-feira (26/04), foram observados itens de segurança necessários para a proteção do trabalhador, foco de vigilância em saúde da equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Estadual do Amazonas (Cerest-AM), unidade ligada à FVS-RCP. O trabalho contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Parintins.

Entre os itens analisados está o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) e subsídios aos trabalhadores sobre a manipulação de materiais químicos, como cola industrial e tintas spray. Ainda, durante as visitas técnicas, a equipe avalia os galpões, contemplando itens, como instalações elétricas, condições de higiene do espaço, e locais onde é armazenada água para consumo.

Ao final de cada visita técnica, a equipe se reúne com a direção dos dois bois bumbás, apontando necessidades de aprimoramentos para evitar situações de perigo para os trabalhadores. Também foram solicitados documentos, como exames de saúde ocupacional, Programa de Gerenciamento de Riscos e controle de entrega de EPI.

Cinthia Santos, coordenadora do Cerest-AM, da FVS-RCP, destaca o saldo positivo das visitas. "Foi uma visita técnica bem tranquila, fomos bem recebidos pela direção dos dois bois (bumbás). Conseguimos esclarecer o que precisa ser melhorado para as direções, sem distinção de boi, até porque as estruturas são muito parecidas” afirma a técnica.

As visitas técnicas ocorreram durante toda a quarta-feira (26/04). Na parte da manhã, foi realizada a visita no galpão do Boi Garantido, o Cidade Garantido, e pela parte da tarde a visita contemplou o galpão do Boi Caprichoso, o Zeca Xibelão.

 

Festival de Parintins

Parintins realiza de 30 de junho a 1º e 2 de julho, o 56º Festival Folclórico de Parintins, que conta com a participação dos bois bumbás Caprichoso e Garantido. O evento é reconhecido pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural do Brasil.

0 comentário

Comentários


bottom of page