Saúde capacita novos técnicos para implementar sistema de gestão da qualidade em análises clínicas


Capacitação é realizada até esta sexta-feira (20/05)


#nahora

Para capacitar mais uma turma de colaboradores técnicos envolvidos no diagnóstico das Doenças de Notificação Compulsória (DNC), o Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM) realiza, até esta sexta-feira (20/05), o curso sobre a ISO 15189, usado para assegurar as boas práticas laboratoriais no desenvolvimento de sistemas de gestão da qualidade e na avaliação de competência.



O Lacen-AM integra a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), que atua com a Vigilância Laboratorial, nas DNC, análises de produtos e de água para o consumo humano.


A norma ISO 15189 tem como foco a satisfação no atendimento ao público, melhorando os processos analíticos. “Quanto mais pessoas capacitadas, melhor para a intensificação da promoção à qualidade dos processos de análises clínicas e à segurança dos técnicos e diagnósticos”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.


A gerente de qualidade do Lacen-AM, Marineide Souza, destaca que mais uma turma está prevista para receber a capacitação sobre a ISO 15189, atendendo todos os colaboradores do Lacen-AM. “É um objetivo da gerência de qualidade, já que buscamos a implementação e acreditação na norma da ISO 15189”, conclui Marineide.

ISO – A norma NBR ISO 15189:2015 Laboratórios clínicos – Requisitos de qualidade e competência, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), pode ser utilizada por laboratórios clínicos no desenvolvimento dos seus sistemas de gestão da qualidade e na avaliação de sua própria competência.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, o que inclui a Vigilância Laboratorial por meio do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

0 comentário