Rondônia é o primeiro estado da Região Norte a apresentar casos suspeitos do Novo Coronavírus
top of page

Rondônia é o primeiro estado da Região Norte a apresentar casos suspeitos do Novo Coronavírus

Dois casos suspeitos foram registrados na Capital Porto Velho, outras regiões do Brasil já apresentaram suspeitas de contagio do vírus que teve origem na China.


Por Érisson Araújo

Foto: Ilustrativa


O Ministério da Saúde passa a acompanhar dois pacientes da Cidade de Porto Velho-RO que estão com suspeitas de terem contraído o coronavírus. Esses dois casos são os primeiros suspeitos da Região Norte.


De acordo com a Secretaria de Saúde de Rondônia (Sesau), o casal teria viajado no dia 20 de janeiro para São Paulo, onde teriam pego um táxi junto com um chinês que tossia muito dentro do carro.


Segundo informou o secretário de Saúde do Estado de Rondônia, Fenando Máximo, após retornar para Porto Velho, o casal começou a apresentar sintomas que se assemelham ao coronavírus. O homem e a mulher foram atendidos na ultima quinta-feira (30) e desde então estão sendo monitorados, inclusive tiveram o sangue coletado e foi feita a retirada da mucosa do nariz e boca para que fossem encaminhados para a Fundação Oswaldo Cruz.


O Ministério da Saúde está acompanhando outros casos em 5 outros cinco estados: São Paulo com três casos suspeitos, Rio Grande do Sul com suspeitas em dois pacientes, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará e Paraná cada um apresentou um caso suspeito.


A Dra. Marcela Lemos, biomédica que atua no Rio de Janeiro, escreve um artigo que foi publicado pelo Portal Tua Saúde onde ela explica sobre os sintomas e tratamento de pacientes com Coronavírus.



O que é o Coronavírus, sintomas e tratamento


Marcela Lemos - Biomédica


Coronavírus é na verdade o nome dado a um grupo de vírus pertencentes à mesma família, a Coronaviridae, que são responsáveis por infecções respiratórias que podem ser leves ou bastante graves dependendo do coronavírus responsável pela infecção.


A maioria dos coronavírus não infectam pessoas ou causam doenças, no entanto há dois tipos que foram associados a doenças respiratórias graves, o SARS-CoV e o MERS-CoV, responsáveis pela Síndrome Respiratória Aguda Grave e pela Síndrome Respiratória do Oriente Médio, respectivamente. Recentemente, foi identificado um outro tipo de coronavírus que está sendo chamado de 2019-nCoV e que está relacionado com doenças respiratórias na China, sendo também identificado na Tailândia, Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos. Conheça mais sobre o vírus que está se espalhando pela China.


Os coronavírus podem ser transmitidos de animais para pessoas, que é o que acontece mais frequentemente, mas também podem ser transmitidos de pessoa para pessoa, como no caso do 2019-nCoV. Os sintomas são semelhantes aos da gripe, no entanto no caso dos vírus transmitidos de animais para pessoas podem surgir também sintomas gastrointestinais.


Saiba mais acessando aqui.


Esquema publicado pelo portal G1 mostra o ciclo do coronavírus



0 comentário
bottom of page