Elisabeth Valeiko foi impedida de entrar na unidade prisional já que de acordo com a Seap a mesma não possui cadastro de visitante
Por Érisson Araújo
Na tarde deste domingo (08), a primeira dama de Manaus, Elisabeth Valeiko, tentou entrar sem autorização no Centro de Detenção Provisória de Manaus (CDPM) onde seu filho Alejandro Valeiko está preso, suspeito de envolvimento no homicídio o engenheiro Flávio Rodrigues.
Familiares de presos que se revoltados registraram o fato da primeira dama de Manaus ter tentado furar a fila na frente das pessoas que já aguardavam desde as 5h da manhã para realizar visita no presídio que fica no quilômetro 8 da BR-174.
Elisabeth estava levando bolo e salgado para o filho, os quais não puderam ser entregues pois a entrada de comida externa está proibida desde o mês de julho no CDPM 1. Durante a visita frustrada, a primeira dama estava na companhia de uma advogada, e passou pela portaria do CDPM em um carro modelo SW4, escoltada por dois policiais militares, que estavam em um Corolla branco.
Por meio de nota a Seap confirmou o caso e disse qual os procedimentos que foram tomados.
Leia na Integra
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informa que a primeira-dama do município, Elizabeth Valeiko, foi impedida de entrar no Centro de Detenção Provisória Masculino 1 (CDPM 1), neste domingo (08/12), ao tentar burlar a segurança da unidade para visitar o seu filho, Alejandro Molina Valeiko, que está custodiado desde sábado (07/12).
A primeira-dama estava na companhia de uma advogada, em um carro modelo SW4, e escoltada por dois policiais militares, que estavam em um Corolla branco.
A Coordenação do Sistema Prisional (Cosipe) da Seap detectou a presença e proibiu a entrada no estabelecimento penitenciário, uma vez que a mesma não possui cadastro de visitante. Ela também levava um bolo e um salgado, os quais não puderam ser entregues ao filho pois a entrada de comida externa está proibida desde o mês de julho, em cumprimento à Portaria Interna n. 072/2019.
A Seap esclarece que os visitantes do sistema prisional devem realizar o cadastro por meio do aplicativo Visita Legal ou pelo site www.visitalegal.am.gov.br. Em seguida, os familiares devem agendar atendimento na Central de Atendimento às Famílias, localizada na rua Gabriel Salgado, s/n, Centro, para apresentação dos documentos (original e cópia) e aguardar a liberação da unidade para realizar a visita no fim de semana.
Em relação aos policiais militares que faziam a escolta da primeira-dama, a Seap informa que comunicará o fato à corregedoria do sistema para apurar suas condutas. A Seap reitera que não há privilégio no atendimento a visitantes do sistema prisional.
Comments