top of page

Pm apreende mais de uma tonelada de cocaína após confronto com criminosos no rio Solimões

Esta é considerada a segunda maior apreensão de cocaína da história do Amazonas


 

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio da Companhia de Operações Especiais (COE), em operação conjunta com o 9° Batalhão de Polícia Militar (BPM) e a Polícia Federal (PF), apreendeu, na noite desta segunda-feira (11/12), cerca de uma tonelada de droga, supostamente cocaína, e prendeu um homem de nacionalidade colombiana. A ação ocorreu no rio Solimões, nas proximidades do município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). O balanço da operação foi divulgado durante coletiva de imprensa na sede da COE, localizada no bairro Tarumã, zona oeste da capital, nesta terça-feira (12/12).


 

Após levantamento de inteligência da PMAM, em conjunto com a Polícia Federal, constatou-se que os traficantes estavam descendo o rio com a carga de entorpecentes. A equipe realizou diligências e ficou aguardando as movimentações dos suspeitos no meio do rio.

 

De acordo com o comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), tenente-coronel Alysson Lima, os indivíduos reagiram à tentativa de abordagem efetuando disparos de fuzil, ocasião em que houve intensa troca de tiros. Para fugir da ação policial, os suspeitos pularam no rio. Um deles foi capturado. Ainda segundo o tenente-coronel, os criminosos vêm buscando meios de driblar o patrulhamento das forças especializadas.

 

“Constantemente fazemos o acompanhamento, por meio da inteligência, da movimentação dos criminosos que transportam drogas pelo rio Solimões vindo da Colômbia. Muitas vezes, esse transporte vem sendo intercalado também por terra na tentativa de dificultar as nossas operações. Mas estamos intensificando esse policiamento, para dificultar cada vez mais a ação do tráfico de drogas na região”, ressaltou.

 

Além do entorpecente, foram apreendidos um fuzil de calibre 7,62; sete carregadores com 213 munições; e uma lancha com motor 200hp, que pegou fogo em decorrência das avarias oriundas do confronto.

 

O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, destacou que a corporação intensificou o trabalho de combate ao narcotráfico, seguindo determinação do governador Wilson Lima, e que esta é considerada a segunda maior apreensão de cocaína da história do Amazonas.

 

“A Polícia Militar tem se dedicado no combate ao crime organizado. Nós sabemos que o tráfico de drogas impulsiona vários crimes que trazem incômodo à sociedade, então nosso objetivo é levar mais segurança à população do Amazonas. Também agradecemos todo apoio da Polícia Federal e dos órgãos de Segurança Pública, que tem nos auxiliado em fortalecer nossas ações”, salientou o comandante.

 

O material apreendido será encaminhado para a Delegacia de Repressão a Drogas da Polícia Federal (DRE/PF), localizada no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus.

 

Outras grandes apreensões

No mês de novembro deste ano, a PMAM apreendeu 4,4 toneladas de entorpecentes. Deste número, só as ações da COE geraram um prejuízo estimado em R$ 55,7 milhões ao crime organizado, com a apreensão de 3,1 toneladas de drogas. As operações foram deflagradas em parceria com a Delegacia de Repressão a Drogas da Polícia Federal (DRE/PF).

0 comentário

תגובות


bottom of page