Pessoas com deficiência prestigiam Festival Folclórico de Parintins em espaço acessível inclusivo
top of page

Pessoas com deficiência prestigiam Festival Folclórico de Parintins em espaço acessível inclusivo

Área estará disponível nos dias 24, 25 e 26 de junho


“Estar de volta é uma alegria imensa”, emocionou-se o parintinense Odiley de Souza, torcedor do Boi Garantido, ao prestigiar o 55º Festival Folclórico de Parintins no espaço inclusivo para Pessoas com Deficiência (PcDs) na Arena do Centro Cultural de Parintins – Bumbódromo.


A ação, fruto de parceria entre as secretarias de Cultura e Economia Criativa, e de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), tem o intuito de promover o acesso de pessoas com deficiência de forma igualitária ao festival protagonizado por Caprichoso e Garantido.

Ao todo, 180 credenciados, entre PcDs e acompanhantes devem ser beneficiados na área, durante os dias 24, 25 e 26 de junho, período em que ocorre o festival neste ano. O local conta com telas de apoio, rampas de acesso, staff para suporte e fones de ouvido.

De acordo com o secretário executivo da Pessoa com Deficiência da Sejusc (SePcD), Leandro Lopes, o credenciamento foi feito de forma democrática, cumprindo legislação estadual que prevê gratuidade para PcDs e meia-entrada para acompanhantes.

“Estamos promovemos a gratuidade tanto para o PcD quanto para o acompanhante, oferecendo acessibilidade, inclusão e respeito”, disse o gestor enfatizando a medida do Governo do Amazonas em proporcionar o acesso a ambos credenciados.

Acessibilidade — O parintinense Carlos Martins, diagnosticado com artrite reumatoide, acompanhou pela primeira vez a festa por meio do espaço exclusivo ao lado da esposa, a massoterapeuta Maura Núbia.

“A grandiosidade da festa compensa esses dois anos em que, não só o parintinense, mas os turistas esperavam com grande ansiedade. Não será só um festival, serão três”, disse o torcedor do Boi Caprichoso.

No ato do cadastro, realizado tanto em Parintins e em Manaus, os solicitantes indicaram a noite desejada e o bumbá escolhido.


0 comentário
bottom of page