top of page

Parintins 2023: Detran Amazonas reforça ações de educação e orientação no mês do festival folclórico

Ao longo do mês de junho, serão promovidas palestras educativas e de qualificação, cursos de atualização e blitz de conscientização


 

Faltando pouco mais de 20 dias para o início do 56º Festival Folclórico de Parintins, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) iniciou, na sexta-feira (02/06), a programação de ações educativas, de conscientização e orientação nas escolas estaduais, no município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus). No total, mais de 304 estudantes participaram das atividades.

A primeira palestra ocorreu na Escola Estadual Dom Gino Malvestio, localizada na avenida Geny Bentes, bairro Paulo Corrêa. Com o tema “Educação para o Trânsito”, a apresentação contou com a participação de 234 alunos do Ensino Médio.

 

“Ter esse olhar para o trânsito que o Governo do Estado tem, por meio do Detran, é de suma importância. Iniciamos este mês inteiro de atividades em Parintins, com o intuito de oferecer a segurança e o melhor tráfego possível, principalmente, durante o festival”, disse a técnica da Gerência da Educação para o Trânsito do Detran-AM, Leonice Reis.

 

Durante a palestra, os alunos puderam conhecer os projetos “CNH na Escola”, que dá oportunidade aos alunos do Ensino Médio da rede estadual a obterem sem custo as aulas de legislação de trânsito; e a “CNH Social”, destinado para pessoas de baixa renda e que abrange todo o Amazonas.

 

A segunda palestra foi ministrada na Escola Estadual Brandão de Amorim, localizada na avenida Amazonas, bairro Centro. Com a presença de 70 alunos, a ação teve orientação sobre as regras de trânsito, equipamentos obrigatórios de segurança, sinalização e todos os cuidados necessários que os pedestres devem ter ao trafegar nas vias.

 

“É muito importante sempre informar os alunos, principalmente do Ensino Médio, visto que estão se inserindo no trânsito e precisam dessa orientação básica de segurança, como se locomover e orientar aqueles que conduzem os automóveis, motos ou triciclos, por exemplo”, comentou o estudante do 3º ano, Thiago Lima, 18.

 

A gestora Elizabeth Blanco, 52, ressaltou a iniciativa do Detran em realizar palestras educativas nas escolas, no mês de junho. “Educar os alunos, principalmente, nesse período do festival que está chegando, torna-se de suma importância para que todos sejam mais prudentes”.

 

As programações de palestras educativas nas escolas estaduais continuarão até o dia 10 de junho. A meta é alcançar o maior número possível de alunos dos Ensinos Fundamental e Médio.

 

Com o tema “Trânsito é a nossa cultura”, o Detran Amazonas, além da conscientização nas escolas, vai realizar blitz e ações educativas nos comércios, além dos cursos de atualização para os agentes de trânsito, e palestras para os tricicleiros e mototaxistas.

 

O objetivo é que todos possam trafegar com segurança no trânsito, na ilha Tupinambarana antes, durante e depois do Festival Folclórico de Parintins.

0 comentário

Comments


bottom of page