“Nossa resposta é com trabalho” diz vereador que faltou sessão para acompanhar prefeito à Z. Rural

Pedro Henrique Palmeira junto com outros sete vereadores faltaram a sessão que discutiria suposta fraude na lista dos beneficiários do Residencial Manacapuru.


#nahora

Por Érisson Araújo


Nossa equipe acompanhou na manhã de ontem (30), o drama das famílias que foram até a Câmara de Vereadores do Município de Manacapuru para denunciar as supostas irregularidades e fraudes na escolha dos beneficiários do Residencial Manacapuru, porém, a sessão precisou ser adiada por falta de quórum, ou seja, não deu a quantidade mínima de vereadores determinada por lei para que houvesse a sessão.


Ressaltamos ainda, a publicação do Vereador Pedro Henrique Palmeira, que minutos antes da sessão iniciar, postou em suas redes sociais que estaria indo para a Zona Rural de Manacapuru, apuramos que o vereador foi acompanhar o Prefeito de Manacapuru em ações na Zona Rural, como a entrega das instalações do Programa Salta-Z do Governo do Estado através de Recursos da Funasa, que consiste na instalação de purificadores de água em comunidades ribeirinhas.


Nas suas redes sociais, o vereador respondeu as criticas destinadas a ele com a seguinte frase.


“Nossa resposta é com trabalho. Muito feliz em participar desse momento tão importante para nossos amigos ribeirinhos da comunidade São Francisco no Paratarizinho. Projeto Salta-Z, levando água de qualidade para nossa gente”

Não se sabe se de forma combinada, fato é que justamente no dia da discussão de uma pauta importante, apenas 7 vereadores compareceram ao trabalho. Nas imagens recebidas por nossa equipe foi possível identificar a presença do vereador Sérgio Ferreira compondo a comitiva do prefeito, que também realizou a entrega de uma escola com uma sala da aula na comunidade Costa do Paratari e uma UBS na Vila do Jacaré, ambas as obras construídas com recursos federais.


Não custa lembrar as principais obrigatoriedade do cargo de vereador.

• Legislar • Fiscalizar • Sugerir • Representar

Legislar: As vereadoras e vereadores aprovam as leis que regulamentam a vida da cidade. Para isso elaboram projetos de lei e outras proposituras que são votados na Câmara durante as sessões ordinárias ou extraordinárias. Aprovam ou rejeitam projetos de lei; elaboram decretos legislativos, resoluções, indicações, pareceres, requerimentos. Participam de comissões permanentes.

Fiscalizar: O Executivo (secretários e prefeito) comparece periodicamente à Câmara, quando convidado, para prestar esclarecimentos aos parlamentares. Estes esclarecimentos podem ser solicitados por requerimentos. A fiscalização ocorre também, por meio da atuação nas comissões especiais.

Sugerir: Nas questões em que os vereadores não possam apresentar um projeto de lei, por exemplo, eles têm a competência de alertar o Executivo sobre determinada necessidade da população, estimulando as providências cabíveis.

Representar: O vereador é, ao mesmo tempo, porta voz da população, do partido que representa e de movimentos organizados. Cabe ao parlamentar não só fazer política partidária, mas organizar e conscientizar a população. A realização de seminários, debates e audiências públicas são funções dos parlamentares que contribuem neste aspecto, pois funcionam como caixa de ressonância dos interesses gerais.

0 comentário