Moradores reclamam da demora na entrega de UBS na Comunidade do Manairão pronta há mais de um ano

Obra construída com recursos do Governo Federal está servindo apenas de enfeite na frente da comunidade localizada na Rodovia AM 352.


#nahora

Por Érisson Araújo


Uma Unidade Básica de Saúde que poderia está servindo a população da Comunidade do Manairão, KM 34 da Rodovia AM 352, está até o momento servindo apenas como diz o termo popular como “elefante branco”. Isso porque mesmo após mais de um ano da conclusão das obras de construção, o local não foi inaugurado e fechando está servindo de enfeite na comunidade.

UBS pronta há mais de ano e ainda não foi inaugurada

Enquanto a UBS não é inaugurada, moradores do local reclama da falta de atendimento médico na comunidade, já que de acordo com os comunitários, apenas um Agente de Saúde é responsável por atender além da Comunidade do Manairão, todos os ramais adjacentes, o que é ineficiente. A casinha de saúde da comunidade, também não tem médico, remédios, ou sequer um transporte para trazer pacientes em estado grave para a sede do município para receber atendimento.


“Nós precisamos correr da sala para cozinha, atrás de fazer cotinha, emprestar dinheiro, tirar dinheiro do próprio bolso para comprar combustível e ainda contar com os vizinhos que tem carro para nos levar até Manacapuru”. Ressaltou Dona Maria de Nazaré, comunitária.

Moradores questionam ainda a demora para a inauguração da UBS.


“Será que o senhor prefeito está esperando chegar à eleição para inaugurar esse Posto? Não é possível que em mais de um ano não deu pra comprar os equipamentos para funcionar isso aqui, desde 2018 que falam que vão inaugurar, ano passado todo mês diziam que ia chegar os equipamentos para inaugurar e até agora nada, isso é uma vergonha, enquanto isso o povo daqui fica sofrendo sem remédio, sem médico, sem assistência”. Desabafou.
UBS atual, sem médico e sem remédio e com o atendimento deficitário

Nossa equipe procurou a Prefeitura de Manacapuru, que disse que “já está em processo de aquisição dos novos equipamentos para suprir as necessidades da Unidade do Manairão”.


Leia nota na íntegra!

A Prefeitura já está em processo de aquisição dos novos equipamentos para suprir as necessidades da Unidade do Manairão, haja visto que ela passará atender a grande demanda dos moradores da AM-352.


Também está sendo habilitada junto ao Ministério da Saúde, uma equipe completa para atuar na UBS, composta por médico, enfermeiros, técnicos em enfermagem, ACS e demais funcionários, que ficarão realizando atendimentos permanentes na comunidade.


A inauguração da Unidade está prevista para ser realizada até o próximo mês, quando todas as etapas acima citadas já estejam concluídas.

0 comentário