Mês do Meio Ambiente: Sema realiza atividades em Unidades de Conservação

Programação propõe atividades, cursos e entregas do Governo do Amazonas para comunidades tradicionais

#nahora


Neste mês, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) promove o Junho Verde, uma programação voltada para as Unidades de Conservação (UC) Estaduais, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho.


Entre as atividades propostas estão cursos de capacitação, lançamento de livro e entregas do Governo do Estado para as comunidades tradicionais que vivem na floresta.

Roçado sem fogo

As atividades iniciaram na segunda-feira (30/05), com a consolidação do Projeto Roça Sem Queima na Floresta Estadual de Maués e na Área de Proteção Ambiental (APA) Nhamundá.

O projeto tem o objetivo de apresentar uma tecnologia alternativa para os produtores rurais prepararem a área de plantio, sem provocar queimadas e agredir o meio ambiente, garantindo maior produtividade e gerando renda sustentável.

A atividade vai até a terça-feira (07/06) e será realizada nas comunidades Nossa Senhora Aparecida do Pingo de Ouro do Rio Parauari (Floresta Estadual de Maués), e Comunidade do Juruá (APA Nhamundá).

Em fase de implementação, a atividade ocorre também de sábado (04/06) até o dia 21 de junho, no Mosaico do Apuí; e de 10 a 15 de junho, na comunidade Taciuá do rio Aripuanã, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma.

Projeto Gari

O Projeto Gari – Grupo de Amigos Representando Ideias, que promove educação e arte, realiza atividades de plantação de mudas e recolhimento de resíduos na RDS Puranga Conquista.

Na quarta-feira (1º/06), as atividades ocorreram nas comunidades Três Unidos, Pagodão e Bela Vista do Jaraqui. Nesta quinta (02/06), os locais de atividade são nas comunidades Três Unidos e Nova Esperança.

Entregas

O Governo do Amazonas realiza, nesta sexta-feira (03/06), a entrega de Concessões de Direito Real de Uso (CDRU) para comunidades ribeirinhas e tradicionais, moradoras de UC. As CDRU serão entregues a representantes de Associações-Mãe de 11 Unidades de Conservação, no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus).

Livro

Também na sexta-feira (03/06), a Sema, em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), realiza o lançamento do livro “Unidades de Conservação no Estado do Amazonas: Histórico, Presente e Futuro”. O evento ocorre na sede da FAS.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Para os moradores de Manaus, a Sema promove uma série de atividades no domingo (05/06), no Parque Estadual Sumaúma, em parceria com o Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (Bifma) do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, o Parque abre as portas das 8h ao meio-dia, para a população aproveitar o dia com trilhas, academia ao ar livre e atividades de educação ambiental. Uma estrutura para a prática de rapel também será montada no espaço, que contará ainda com a distribuição de mudas e interação com cães dos bombeiros especializados em resgates.

Mutirão

Na segunda e terça-feira (06 e 07/06), ocorre a terceira fase do mutirão de cadastro e regularização ambiental da RDS do Juma. Desta vez, a ação que visa facilitar o acesso dos comunitários a políticas públicas, benefícios e financiamentos será destinada a moradores e usuários do rio Arauá.

O atendimento aos comunitários ocorrerá nos dois dias, das 8h às 16h, na comunidade São Félix do rio Arauá, dentro da Unidade de Conservação (UC), localizada no município de Novo Aripuanã, distante 227 quilômetros de Manaus.

Cursos e capacitação

Na agenda, também estão cursos e capacitações para os moradores de comunidades tradicionais.

Da terça-feira (07/06) até o dia 15 de junho, será realizada a capacitação de novos monitores da biodiversidade e quelônios, na comunidade Boa Frente, do rio Aripuanã, na RDS do Juma. Na mesma comunidade, ocorre o curso de Formação de Guias de Pesca, nos dias 21 a 26 de junho.

Já nos dias 27 de junho a 1º de julho ocorre o curso de Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental para os membros da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Amazonas, no auditório da Sema.




0 comentário