Iluminação em LED implantada pelo Governo do Amazonas já alcança metade de Tefé

Mais de 1,3 mil pontos de iluminação já foram substituídos na cidade, pela UGPE, em apenas duas semanas


#nahora

O Programa Ilumina+ Amazonas, implantado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas, avança com rapidez na cidade de Tefé (a 523 quilômetros da capital), substituindo as lâmpadas convencionais da iluminação pública por luminárias de LED. O propósito do programa, lançado pelo governador Wilson Lima, é modernizar a iluminação pública no interior. As ações estão sendo realizadas em Tefé e Parintins, e as equipes já se preparam para cobrir mais municípios na próxima semana.


Em Tefé, que está entre os primeiros a receber a ação, ao lado de Parintins, já foram substituídos, em duas semanas, cerca de 1.340 pontos de iluminação, conforme constatou o coordenador executivo da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), engenheiro civil Marcellus Campêlo, que esteve no município, na quinta-feira (19/05) para acompanhar os serviços.

Segundo ele, 14 bairros já receberam as novas luminárias, incluindo a estrada do aeroporto e as ruas do Centro da cidade. “Em breve, toda a zona urbana de Tefé terá um moderno sistema de iluminação pública, economizando 60% de energia, melhorando a qualidade de vida das pessoas e aumentando também a segurança”, afirmou o coordenador executivo da UGPE.

Marcellus Campêlo ressaltou que a UGPE segue a orientação expressa do governador Wilson Lima de dar celeridade ao trabalho. Na quinta-feira, disse ele, foi assinada a ordem de serviço para que a empresa contratada possa realizar a substituição da iluminação pública por LED em Autazes, Humaitá, Manicoré e Rio Preto da Eva. Em Parintins, as obras também já estão bem avançadas e, na próxima semana, o programa inicia em Itacoatiara.

Mudança de vida

A aposentada Francisca Cacheado, que mora na região central da cidade de Tefé, destaca já ter sentido a diferença nas ruas, que antes eram mais escuras e agora estão bem iluminadas. “Nós precisávamos dessa mudança. Não só nós, mas toda a população do interior. A nossa cidade era escura e a gente tinha medo de sair de casa até para a igreja. Isso agora mudou”, ressaltou.

Quem também elogiou a iniciativa foi o prefeito de Tefé, Nicson Marreira. “Essa parceria com o Governo do Estado está mudando a vida do povo tefeense, nos dando orgulho. Agora há pouco uma senhora veio nos agradecer aqui no aeroporto”, elogiou, ao destacar também o convênio firmado entre a Prefeitura e o Governo do Amazonas para a recuperação e asfaltamento do bairro Abial.

De acordo com Marcellus Campêlo, a primeira parcela do convênio, que também está sendo executado via UGPE, já foi repassada para a Prefeitura de Tefé, que licitou e deu ordem de serviço para a obra. O valor do convênio é de R$ 15 milhões. Em visita ao bairro Abial, Marcellus pôde constatar que a empresa já está fazendo a mobilização de materiais para iniciar o asfaltamento das ruas com concreto armado, mais durável e resistente à chuva e alagação.



0 comentário