top of page

Guia de Compras Seguras: Procon-AM oferece orientações para consumidores durante o período festivo

As orientações são para o consumidor se proteger e evitar contratempos nas compras de final de ano


 

O mês de dezembro traz o tradicional aumento no movimento nos estabelecimentos comerciais, o Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) lançou um conjunto de informações para os consumidores enfrentarem a temporada de compras com mais segurança e consciência econômica/financeira. 


 

O diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, ressalta a importância de realizar uma pesquisa de preços detalhada. "A variação de valores para um mesmo produto entre estabelecimentos comerciais é significativa. É importante que o consumidor se certifique de que as promoções anunciadas ofereçam, de fato, benefícios financeiros reais", destacou Fraxe, enfatizando também a importância da obtenção da nota fiscal como um direito essencial do cidadão. 

 

Além disso, o Procon-AM enfatiza a necessidade de não deixar as compras para a última hora. A antecipação pode prevenir contratempos e proteger os consumidores contra propagandas enganosas, possibilitando uma análise mais criteriosa das ofertas disponíveis. 

 

Fraxe salientou que as lojas não são obrigadas a trocar produtos que não apresentem vícios ou defeitos. Portanto, é imperativo que o comprador esteja ciente dos procedimentos adotados pelos comerciantes. 

 

“Durante o processo de compra, é essencial que o consumidor verifique minuciosamente todas as informações do ato comercial. Isso inclui solicitar por escrito a política de troca do estabelecimento, bem como analisar as taxas de juros, encargos e características dos produtos adquiridos", ressaltou Fraxe. 

 

Os consumidores do Amazonas podem reportar problemas ou fazer denúncias através dos canais de comunicação do Procon-AM: (92) 33215-4009 ou 0800 092 1512 (segunda a sexta, das 8h às 14h, exceto feriados), site www.procon.am.gov.br ou pelo e-mail fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br. Também é possível comparecer pessoalmente ao Procon-AM ou aos PACs. 

0 comentário

Comments


bottom of page