top of page

Governo do Amazonas executa segunda etapa da obra de recuperação do sistema viário de Itacoatiara

Serviços contemplam 74 ruas de oito bairros do município

 


Contemplando 74 ruas de oito bairros, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), está executando a obra de pavimentação da segunda etapa do sistema viário de Itacoatiara, município distante 176 quilômetros de Manaus.

 

Entre os bairros contemplados estão Araújo Costa, Jardim Florestal, Mamoud Amed, Moisés Israel, Prainha, São Cristóvão, São Francisco e Tiradentes. Ao todo, serão 21,75 quilômetros de vias totalmente pavimentadas.

 

Felicidade para a dona de casa Lídia Fernandes, 46, que há 12 anos esperava melhorias na infraestrutura do bairro Moisés Israel, onde mora.

 

“Aqui era um lamaçal doido, era só mato. Em tempos de inverno, nós tínhamos que carregar as crianças até lá fora para ir para a escola. Vai melhorar muito aqui e pelo menos já vai chegar o asfalto, vai ter onde as crianças brincarem, que eles não tinham onde brincar. Aqui as crianças eram presas dentro de casa, que não tinha para onde ir”, destacou Lídia.

 

Para a dona de casa, o momento é de agradecimento. “Aqui nós só temos a agradecer, agradecer ao governo pelo que ele fez aqui para nós”, ressaltou.

 

Sonho realizado

Para a dona de casa Natalina Gomes, 39, mais do que um avanço, a pavimentação da rua Bueno, localizada no bairro Moisés Israel, onde ela e mais sete familiares residem, é a certeza de um sonho realizado.

 

“Aqui já melhorou muita coisa, porque isso aqui era barro, era lama, não tinha como as crianças brincarem. Um sonho realizado para qualquer um desse bairro, porque quando eu cheguei aqui era só Jesus na causa, era só a misericórdia de Deus mesmo. Mas eu estou muito feliz porque vai chegar o asfalto aqui”, comemorou.

 

Natalina lembrou ainda que as crianças ficavam impossibilitadas de ir para a escola em época de chuva. “Quando chovia aqui, as crianças nem podiam ir para a escola, os meus (filhos) não saíam de casa que não tinha como sair. Mas graças a Deus, do que estava, está 100% melhor. Eu só tenho a agradecer. Para mim é um sonho realizado chegar, ver isso aqui, só tenho agradecimento e estou muito feliz por isso”, declarou.

 

Serviços

De acordo com o fiscal da obra, o engenheiro Marcelo Tavares, inicialmente, os serviços executados nesta segunda etapa são os de limpeza, aterro e terraplenagem nos bairros São Francisco e Moisés Israel. Além desses, outros também estão previstos.

 

“Na segunda etapa do sistema viário de Itacoatiara vão ser realizados os serviços de drenagem profunda, terraplenagem, pavimentação, drenagem superficial e sinalização vertical e horizontal”, explicou.

 

O engenheiro informou ainda que a conclusão da primeira etapa do viário segue em processo de finalização. “Hoje nós estamos com 90% da primeira etapa já concluída, e a previsão de entrega dessas ruas é entre o final de novembro e início de dezembro. Ainda estão com os serviços de drenagem superficial, meio-fio, calçada e sarjeta”, ressaltou.

 

Compromisso

Para o secretário titular da Seinfra, Carlos Henrique Lima, proporcionar à população uma infraestrutura de qualidade é um compromisso da atual gestão.


“Temos trabalhado em todo o Amazonas para garantir que os cidadãos possam ter melhorias e mais dignidade de vida. Seguiremos construindo e entregando obras que irão mudar a vida das pessoas, gerando benefícios e desenvolvimento”, destacou.

0 comentário

Comentários


bottom of page