Governo do Amazonas entrega escola revitalizada e inaugura 17° laboratório de robótica em escola

Além de reparos na estrutura, EETI Altair Severiano Nunes ganhou Espaço Maker

#nahora


O Governo do Amazonas entregou, nesta segunda-feira (20/06), a Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Altair Severiano Nunes, 100% revitalizada, e inaugurou o 17° laboratório de robótica da rede estadual. Esta é a 401ª unidade de ensino a receber as intervenções de infraestrutura, realizadas pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto desde 2019.


A EETI recebeu ainda um Espaço Maker, como parte do projeto Fazer Para Aprender, que integra o programa Educa+Amazonas. O local será usado para práticas experimentais nas mais diversas áreas do conhecimento.

Para realizar as intervenções, foram investidos cerca de R$ 300 mil pelo Governo do Amazonas.

“Hoje, nós entregamos a 401ª escola revitalizada, um feito inédito realizado pelo governador Wilson Lima, que tem trabalhado de forma incansável para cumprir as metas estabelecidas para a educação do Amazonas. Vale lembrar ainda que aqui nós inauguramos o 17º Espaço Maker, um laboratório com tecnologia de ponta que posiciona os estudantes da rede estadual em um espaço de pesquisa”, disse Kuka Chaves, secretária de Estado de Educação e Desporto.

A estudante Adrianne Silvério, do 9º ano, conta como o laboratório é importante para as aulas. “É muito importante que a gente possa ter locais como esse para realizar as nossas aulas práticas, que torna o aprendizado mais eficaz e diferenciado e, sem dúvida, é muito marcante na nossa vida escolar”, apontou a estudante.

Revitalização

A EETI Altair Severiano Nunes, localizada no conjunto Eldorado, bairro Parque Dez, zona centro-sul de Manaus, recebeu pintura total, troca de telhado completa, troca do forro, troca da fiação elétrica completa e adequações na cozinha.

A unidade escolar, que atende cerca de 300 alunos no Ensino Fundamental Anos Finais, do 6º ao 9º ano, não recebia intervenção na infraestrutura desde 2010. A escola trabalha a educação como um instrumento norteador de suas ações, respeitando a liberdade do próximo, onde a igualdade seja capaz de agir na transformação do mundo moderno.

Fazer Para Aprender

O projeto visa fomentar o desenvolvimento de metodologias ativas de aprendizagem em ambientes multi-instrucionais em escolas da rede pública estadual.

O estudante Célio Rodrigues, do 8º ano, pontua as vantagens de ter um Espaço Maker na unidade escolar. “Eu me identifiquei bastante com a área da robótica, nunca tinha tido acesso a um espaço desse dentro da rede pública, então estou muito contente que esse laboratório tenha chegado na nossa escola”, declarou.

O espaço conta com recursos para a elaboração de estações de robótica e eletrônica, videomaker, carpintaria, corte e montagem, impressão 3D, pesquisa e leitura, realidade virtual e aumentada, e projeção midiática. Além das estações, o projeto contempla material didático e paradidático impresso, plataforma digital de acesso aos recursos midiáticos e formação docente.

Ao todo, serão 100 laboratórios entregues para a rede estadual. Em junho, o Governo do Amazonas fará a entrega de 20 unidades.

0 comentário