Programação da Sejusc segue até dia 31 de maio
Neste 18 de maio acontece o Dia D da campanha “Faça Bonito”, movimento nacional contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e, em Manaus, órgãos da rede de proteção infantojuvenil e estudantes reuniram-se em um Ato Público na Praça Heliodoro Balbi para reforçar o compromisso de combater o crime e proteger as vítimas.
O Governo do Estado esteve representado pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM) e da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM). O poder judiciário, membro da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente também participou do ato.
A secretária Jussara Pedrosa relembrou que a Sejusc está com uma programação reforçada neste mês de maio, com atividades na escolas da rede pública de ensino e que nesta quinta-feira (18/05), o governador Wilson Lima anunciou a criação de um centro que vai abrigar órgão da rede de proteção à criança e ao adolescente, com atendimento em um só espaço.
“Hoje faz 50 anos da morte da menina Araceli, símbolo da luta, e o governador deu uma boa notícia, que é a implantação do Centro Integrado de Proteção à Criança e ao Adolescente, que de fato vai sair, que está sendo realizado. As crianças precisam ser vistas e abraçadas, então hoje é o Dia D, dia de marcar também o fato do Governo Amazonas está implantando o Centro Integrado”, frisou Jussara.
O ato foi organizado pelo Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (CEVSCA) e a representante Sandra Loyo comentou que há 23 anos a campanha busca a reflexão e meios efetivos de combater o abuso e a exploração na infância e adolescência.
“Hoje nós resolvemos trazer as crianças e adolescentes que são os protagonistas dessa história para viverem essa manhã aqui na praça então a campanha Faça Bonito proteja nossas crianças e adolescentes veio a praça para trazer para sociedade mostrar para sociedade esse dia de luta”, pontuou Sandra.
Crianças e Adolescentes
O público de interesse da campanha também esteve presente. O grupo Curumim na Lata abriu o evento com o hino nacional e tocou a canção “Vermelho”, do compositor Chico da Silva, ambos tocados por música instrumental.
Além deles, participaram membros da Pastoral da Criança, do projeto Meninos do Rio, do Hermanitos, do Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (Iacas), Centro Municipal de Arte Educação Aníbal Beça. A estudante Letícia Barbosa, de 13 anos, estava com os amigos da Casa Vida e levou cartazes para chamar atenção à causa.
“É uma inspiração para as crianças que sofrem abuso, são maltratadas e têm medo de se revelar, então eu acho que essa data é importante para ajudá-las a criar forças e coragem para seguir em frente e denunciar o abuso. Eu sempre participei dessas ações porque eu acho bonito uma pessoa encorajar outra para ela ter mais força e encorajar outras pessoas também’, finaliza.
Kommentare