top of page

Estudante da zona rural de Parintins vence etapa estadual do Concurso Internacional de Redação

O estudante Erick Silva foi selecionado entre mais de 138 textos concorrentes oriundos de escolas públicas e privadas do Amazonas


 

O vencedor da etapa estadual da 52º edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas é da rede estadual de ensino do Amazonas. O estudante Erick Silva, 15, aluno da 1ª série, do Ensino Médio, na Escola Estadual (EE) Caetano Mendonça, em Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), foi quem conquistou o primeiro lugar no concurso, que tem o objetivo de fomentar a escrita, a criatividade e a linguística por meio da prática epistolar.

O concurso é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), organização sediada em Berna, na Suíça. No Brasil, o certame é realizado pelos Correios. Mais de 130 cartas foram enviadas nesta primeira etapa da competição.

 

“Fiquei sabendo do concurso dentro da sala de aula. Quis participar, porque gosto de escrever. Ativa a minha criatividade. Minha modalidade favorita são os contos, que eu mesmo imagino”, destacou Erick, morador da comunidade rural Mocambo do Arari, em Parintins.

 

O tema para a escrita das cartas este ano foi:  “Imagine que você é um super-herói e sua missão é tornar todas as estradas do mundo mais seguras para as crianças. Escreva uma carta para alguém explicando quais superpoderes você precisaria para cumprir sua missão”.

 

“O tema da redação foi bem desafiador para mim, porque eu não conseguia decidir o que escrever. A ideia do meu texto final surgiu a partir de um desenho que assisti quando era mais novo. Os superpoderes do meu personagem foram voar, supervelocidade e multiplicação de corpo”, explicou o estudante.

 

Premiação

 

Por ter conquistado a primeira colocação na etapa estadual, Erick Silva e sua escola receberão, respectivamente, R$ 2,3 mil e R$ 2,5 mil, além dos certificados.

 

Em relação ao histórico de desempenho no concurso internacional, o Brasil já ganhou 3 medalhas de ouro (1972/1988/2006), 2 medalhas de prata (1978/1980), 2 medalhas de bronze (1992/2015) e recebeu menções honrosas na etapa internacional em 2009, 2012, 2016, 2017 e 2018. Na classificação internacional, o Brasil ocupa a segunda posição, sendo superado apenas pela China (5 medalhas de ouro).

 

Frutos da educação

 

Alvo dos agradecimentos do aluno Erick Silva, a professora de Língua Portuguesa da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, Mara Lúcia, foi quem ensinou os estilos de redação para o estudante da rede pública. Para a docente, o aluno sempre demonstrou vocação para a escrita.

 

“Fui professora do Erick no 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e, agora, orientei a carta dele. Ele sempre trazia questionamentos consigo. É muito disciplinado e participativo. O Erick reflete orgulho e admiração", compartilhou a docente.

0 comentário

Comments


bottom of page