Em Anamã, governador Wilson Lima começa a entregar cartões do Auxílio Estadual Enchente
top of page

Em Anamã, governador Wilson Lima começa a entregar cartões do Auxílio Estadual Enchente


Entregar cartões do Auxílio Estadual Enchente.



O governador Wilson Lima deu continuidade à Operação Enchente nesta sexta-feira (07/05) e coordenou a entrega de um pacote de ações na cidade de Anamã (a 165 quilômetros de Manaus). Os moradores da localidade foram os primeiros no estado a receber o Auxílio Estadual Enchente no valor de R$ 300.


O município é o 13º visitado pelo governador nesta operação, que tem levado ajuda humanitária, água potável e ações nas áreas social, de saúde e de fomento, como anistia de dívidas e operações de crédito, aos municípios em Situação de Emergência decretada em razão da cheia.

Conforme dados da Secretaria Executiva de Ações de Proteção e Defesa Civil, a cidade de Anamã, no Baixo Solimões, já contabiliza 9.570 pessoas afetadas pela enchente do rio. A cidade é um dos municípios com a situação mais crítica em todo o Amazonas, com as águas cobrindo praticamente toda a cidade e a locomoção sendo possível apenas por meio de embarcações.

“O caso de Anamã é muito emblemático, porque toda a cidade acaba indo para baixo d’água”, avaliou o governador. Wilson Lima destacou que, com a operação, o Estado busca levar mais dignidade às famílias de Anamã e diminuir os prejuízos trazidos pela cheia.

“Nós estamos trazendo ajuda humanitária, uma unidade de saúde. Estamos nos preocupando com a questão da água potável, que é um problema grave nesse momento. Estamos, também, lançando hoje o nosso Auxílio Estadual Enchente para aquelas famílias que estão sendo atingidas pela subida dos rios”, disse o governador. Os moradores do município foram os primeiros a receber do governador os cartões magnéticos que dão direito ao Auxílio Estadual Enchente. O benefício de R$300 – pago em parcela única – foi lançado na última quinta-feira (06/05) por Wilson Lima. Têm direito ao valor às famílias que tiveram as casas inundadas. A previsão é beneficiar 100 mil famílias em todo o estado.

A dona de casa Thaís Rodrigues, 28, foi uma das beneficiadas e agradeceu o apoio do Governo do Estado. “Chega em boa hora porque eu tenho três crianças, meu marido está desempregado, então eu agradeço muito a Deus, primeiramente, e ao governador que teve essa ideia de fazer isso. Eu agradeço muito”, reforçou Thaís.

Ajuda humanitária Entregar cartões do Auxílio Estadual Enchente.



O Governo do Amazonas entregou diversos itens de ajuda humanitária para a população do município. Foram repassadas cestas básicas, álcool em gel e sabonetes para higiene pessoal, doados por empresas do Polo Industrial de Manaus. Além disso, o órgão repassou cerca de 43,5 metros cúbicos de madeira para moradores.

Balsa Hospitalar Na passagem por Anamã, Wilson Lima acompanhou os trabalhos de servidores na Balsa Hospitalar disponibilizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), especialmente para a aplicação de vacinas contra a Covid-19.

A unidade flutuante de saúde presta atendimento à população do município neste momento em que a cheia invadiu o Hospital Francisco Sales de Moura. A estrutura, que oferece serviços de urgência e emergência, é equipada com sala de parto e alojamentos para as enfermarias, inclusive para pacientes com Covid-19.

Água potável O Governo do Estado instalou uma Estação de Tratamento Móvel de água instalada na cidade. A estrutura, que foi vistoriada pelo governador, faz a captação e tratamento da água do rio para abastecer a população no município. A cheia comprometeu o fornecimento de água potável para consumo. Em média, a estação tem capacidade para distribuir 15 mil litros de água purificada em 9 horas.

0 comentário
bottom of page