Cosama instala sistemas do projeto Água Boa em Anamã para amenizar impactos causados pela enchente

Projeto vai beneficiar mais 3.500 famílias com água tratada


#nahora


A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), cumprindo o plano de ação do Governo do Estado quanto às ações da Operação Enchente 2022, instalou três sistemas simplificados do Projeto Água Boa, de fornecimento de água potável no município de Anamã (distante 165 km de Manaus), durante o período de cheia do rio.



Os sistemas foram inaugurados pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, na última sexta-feira (20/05), após a assinatura de um termo de cooperação técnica entre o diretor-presidente da Cosama, Armando do Valle, e o prefeito do município Chico do Belo, durante ação do Governo Presente.


A enchente, que chega a durar mais de cinco meses na cidade, obriga a população a se adaptar a uma nova rotina e a hábitos ocasionados pela cheia do rio, que a cada dia cobre Anamã, criando um problema para a população relacionado ao consumo de água potável.


Segundo o diretor-presidente da Cosama, Armando do Valle, a Cosama segue cumprindo as orientações do Governo do Amazonas, trabalhando nas inúmeras ações de melhorias no abastecimento de água dos municípios e atuando nas ações da Operação Enchente 2022, como em Anamã.


“Hoje a nossa missão em Anamã é proporcionar água tratada à população com a instalação do projeto Água Boa, executando operações emergenciais para que a enchente não prejudique o fornecimento de água”, destacou Valle.

Para a moradora do município, Cláudia Souza, 46, o sistema chegou no momento certo. "A água tratada que chegou aqui agora é boa, principalmente nesse tempo de cheia dos rios. A água do poço que a gente pegava antes estava ruim para beber", disse Souza.


O pescador Euciônio Moraes, 40, agradeceu a benfeitoria. “Hoje estão fornecendo uma água com condição melhor para beber. Nós esperávamos por isso há muito tempo.”, disse Moraes.


Diagnóstico no sistema

A Cosama enviou uma equipe de técnicos ao município de Anamã para realizar um levantamento e avaliação dos impactos que estão sendo gerados pela enchente. A equipe contou com engenheiro civil, químico, assistente social e geóloga.


A cidade de Anamã possui sete poços de captação que abastecem a cidade e todos passaram por análise para saber as atuais condições de uso.

0 comentário