top of page

Cidadania Indígena: FEI e Sejusc realizam reunião para entregar RGs no Alto Rio Negro

Foram emitidas mais 364 vias do documento para indígenas da região


 

Com a finalidade de promover a cidadania indígena no Amazonas, a Fundação Estadual do Índio (FEI), realizou, nesta segunda-feira (22/05), reunião com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) para alinhar a entrega de 364 documentos de RG de 1ª via para indígenas dos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos, ambos localizados na calha do Alto Rio Negro.

A iniciativa faz parte da ação social que aconteceu nos dias 28 de fevereiro e 4 de março em conjunto com a da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), com intermédio do Instituto Sociambiental (ISA).

 

Estiveram presentes na reunião, o diretor-presidente da FEI, Sinésio Trovão, a assessora técnica do presidente, Maria Monteiro, a gerente do departamento social da FEI, Ana Paula, a secretária titular da Sejusc, Jussara Cardoso, o presidente da Foirn, Marivelton Barroso e a coordenadora da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) no Alto Rio Negro, Dadá Baniwa.

 

Na ocasião foram entregues os documentos para o presidente da Foirn que fará a distribuição para os indígenas de cada região.

 

“O Governo do Estado está trabalhando para que todos os nossos parentes possam ter acesso aos serviços socioassistenciais e garantirem os seus direitos como cidadãos. Ainda esse ano, juntamente com outras secretarias e instituições, pretendemos realizar mais ações que levem dignidade e benefícios para os indígenas do nosso Estado”, destacou o diretor-presidente da FEI, Sinésio Trovão durante a reunião.

 

A secretária titular da Sejusc, Jussara Cardoso, reiterou a importância da parceria com a FEI e a FUNAI em novas ações de cidadania nas comunidades indígenas.

 

“É importante trabalharmos em parceria para alcançarmos um maior número de indígenas que necessitam de seus documentos para terem acessos aos benefícios do governo Estadual e Federal”, enfatizou Jussara.

O presidente da Foirn, Marivelton Barroso, agradeceu em nome de todos os indígenas que foram contemplados e parabenizou o Governo do Estado pela iniciativa.

 

“Agora nossos parentes já podem solicitar benefícios e até mesmo conseguirem novas oportunidades, sejam elas na área de estudos ou até mesmo emprego. São ações como essas que transformam a vida e levam esperança para a nossa população”, destacou Marivelton.

 

Além disso, aproveitaram a oportunidade para alinhar ações com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) com a presença da nova coordenadora visando criar novas estratégias e fortalecer as políticas indigenistas do Amazonas.

0 comentário

Comments


bottom of page