top of page

Bombeiro Mirim 2023: Inscrições se encerram amanhã

As inscrições estão sendo realizadas nas 13 Unidades Operacionais do Amazonas, das 7h30 às 12h30


 

As inscrições para o Programa Educacional Bombeiro Mirim (Proebom), na Capital e no Interior, encerram-se amanhã (10/02). Este ano, o número de vagas disponibilizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas (CBMAM), foi bem maior em relação ao ano anterior. O número de vagas subiu de 730 para 800, dando assim mais chances para os pais e responsáveis inscreverem os filhos no programa, tanto em quartéis dos bombeiros em Manaus, quanto em quartéis do interior.

 

Com inscrições realizadas nas 13 Unidades Operacionais do Amazonas das 7h30 às 12h30, as vagas oferecidas destinam-se a crianças, estudantes da rede regular de ensino público/privado. São 80% das vagas destinadas para alunos de famílias com renda per capita mensal de até dois salários mínimos, e 20% sem o critério de renda per capita. Cada turma terá 80% de vagas reservadas para crianças e estudantes de 8 a 12 anos, e 20% das vagas reservadas para adolescentes e estudantes de 13 a 15 anos.

 

Em caso do não preenchimento das vagas pelo critério de renda, serão disponibilizadas ao público vagas para alunos com renda familiar superior.

 

As turmas serão compostas por 50 alunos cada, com aulas no período matutino, às segundas, quartas e sextas-feiras. No Município Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), serão duas turmas de 100 alunos cada, sendo uma turma na sede de Iranduba e a outra turma no Distrito do Cacau Pirêra, com aulas alternadas de segunda a sábado.

 

A programação curricular do curso prevê aulas teóricas e práticas, sobre a História dos Bombeiros e Defesa Civil,  Estudo e Prática Bombeiro Militar – Ordem Unida,  Noções de Salvamento Aquático,  Noções de Combate a Incêndio,  Noções de Salvamento em Altura,  Noções de Primeiros Socorros,  Educação Física,  Noções de Educação Ambiental,  Noções de Educação no Trânsito,  Prevenção e Combate ao uso de drogas,  Educação em Saúde,  Ética e Cidadania e Estatuto da Criança e do Adolescente,  Temas Transversais: Palestra, Formaturas, filmes, recreação, atividades culturais e passeios. Ao todo o curso prevê carga horária total de 288 horas.   

 

Ao final do Programa Educacional Bombeiro Mirim (Proebom) , será realizada a formatura dos alunos, com a entrega de certificado para todos os participantes.

 

Vagas

 

Vagas em Manaus - 50 para o Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente – BIFMA, 50 para o 1º Batalhão de Incêndio – BI e 50 vagas para o Batalhão de Bombeiro Especial – BBE.

 

Vagas no interior - 50 para a 1ª Companhia Independente Bombeiro Militar – (CIBM) em Itacoatiara, 50 para o 1º Pelotão Destacado Bombeiro Militar – (PDBM/1ªCIBM) de Rio Preto da Eva, 50 para o 2º Pelotão Destacado Bombeiro Militar – (PDBM/1ªCIBM) em Humaitá, 50 vagas para o 3º Pelotão Destacado Bombeiro Militar – (PDBM/1ªCIBM) em Presidente Figueiredo, 50 para a 2ª Companhia Independente Bombeiro Militar – (CIBM) em Manacapuru, 200 vagas para o 1º Pelotão Destacado Bombeiro Militar – (PDBM/2ªCIBM) em Iranduba, 50 para o 2º Pelotão Destacado Bombeiro Militar – (PDBM) em Novo Airão, 50 vagas para a 3ª Companhia Independente Bombeiro Militar – (CIBM) em Parintins, 50 para o 1º Pelotão Independente Bombeiro Militar – (PIBM) em Tefé, e 50 vagas para o 2º Pelotão Independente Bombeiro Militar – (PIBM) em tabatinga.


Programa

 

O Programa Educacional Bombeiro Mirim é um projeto de Responsabilidade Social do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas, que tem como foco a valorização dos ideais de cidadania e civismo na formação de crianças e adolescentes. O Programa atende a crianças e adolescentes, por meio da ministração de conteúdos teóricos e práticos, com objetivo de trabalhar informações acerca das noções de primeiros socorros, noções de salvamento aquático, educação física, educação no trânsito, proteção ao meio ambiente, prevenção de incêndios, cidadania e ética, além de reforço escolar. 

0 comentário

Comments


bottom of page