top of page

Ação integrada do Governo do Amazonas deve injetar R$ 2 milhões e beneficiar cerca de 100 pescadores

Três instituições de pesca de Parintins devem ser beneficiadas com projetos elaborados pelo Idam e créditos liberados pela Afeam

 


A ação integrada do Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), junto com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), em Parintins, deve beneficiar três instituições de pesca da região levando o desenvolvimento para pelo menos 100 pescadores.

Com um valor médio de R$ 21 mil reais por proposta elaborada pela equipe técnica do Idam, e com pelo menos, 100 pescadores para serem atendidos, a estimativa pode ser ainda maior, pois propostas para outras atividades agropecuárias (como por exemplo para agricultores e pecuaristas) também estão sendo desenvolvidas.

 

De acordo com o técnico em agropecuária da Gerência de Apoio ao Crédito Rural (Gecrer) do Idam, Eurico Paulo, o objetivo da ação integrada é desenvolver projetos que atendam às demandas de custeio e investimentos como motores, canoas em alumínio e utensílios de pesca.

 

“Nesta semana, nosso principal objetivo é valorizar o trabalho do pescador, fomentando essa atividade de forma que possa atender ao custeio do exercício da profissão, como, por exemplo, auxiliar financeiramente a aquisição de combustível, gelo e rancho para a atividade, e investimentos que serão os financiamentos de materiais: motores, canoas em alumínio e utensílios de pesca”, explicou Paulo.

 

A analista de crédito da Afeam, Michele Duarte, lembrou de que é preciso que os pescadores, de toda a região, tenham em mãos documentos básicos para realizar a solicitação do projeto de crédito.

 

“Estamos atendendo, principalmente, os pescadores artesanais de Parintins e região, e por isso, eu reforço que temos uma estimativa de 100 pescadores com o cadastro já pré-aprovado, que pertencem a Sindipesca, CopaPin e Colônia Z17. É preciso lembrar que o pescador tem que ter em mãos a lista de documentos necessários para a liberação do crédito, como o RGP de pescador, a carteira de pescador, CPF, RG, e comprovante de luz e vir para garantir o seu crédito”, reforçou.

 

Presente na ação, o engenheiro de pesca da Gerência de Apoio à Aquicultura e Pesca (Geape) do Idam, Flávio Rubens, disse que tem sido grande a busca dos pescadores pela oportunidade de melhorar seus equipamentos. “Temos verificado, nestes dois dias, o interesse dos pescadores artesanais em renovar os utensílios e a frota artesanal de pesca para iniciar a temporada para alavancar sua geração de renda e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida dos familiares”, finalizou.

 

A ação realizada pelo Idam e Afeam, na região do Baixo Amazonas acontece até sexta-feira (26/05), em horário comercial, na unidade local do Idam do município.

 

Serviço

O Que: Ação integrada Idam e Afeam para desenvolvimento de projetos de crédito e emissão do cartão do produtor primário (CPP)

 

Quando: De segunda-feira (22/05), até sexta-feira (26/05)

 

Onde: Unidade local do Idam, no município de Parintins

0 comentário

Comments


bottom of page